O BIM – Building Information Modeling é um dos mais promissores desenvolvimentos da indústria relacionada à arquitetura, engenharia e construção. Com a tecnologia BIM, um modelo virtual preciso de uma edificação é construído de forma digital. Quando completo, o modelo gerado computacionalmente contém a geometria e os dados relevantes, necessários para dar suporte à construção, à fabricação e ao fornecimento de insumos imprescindíveis para a realização da construção.
O BIM também incorpora muitas das funções necessárias para modelar o ciclo de vida de uma edificação, proporcionando a base para novas capacidades no empreendimento. Quando implementado de maneira apropriada o BIM facilita um processo de projeto e obra mais integrados que resulta em construções de melhor qualidade com custo e prazo de execução reduzidos.
Entende-se que o BIM é muito mais do que uma simples ferramenta tecnológica na arquitetura. É uma mudança de paradigma que está moldando o setor, promovendo eficiência, precisão e colaboração. Á medida que a arquitetura continua a evoluir, o BIM se torna uma pedra fundamental para construir o futuro com base em sólidos alicerces de inovação e excelência.
O BIM na prática
Em entrevista no site do B32 o arquiteto Renato Silva, trouxe uma introdução ao Business Information Modeling, o BIM. Este processo relativamente novo ainda desperta curiosidade e nem sempre está clara para os projetistas a forma em que é implementado em um projeto. O mais importante, ao começar, é entender o que é e o que não é BIM. Primeiros passos para mudar para BIM:
• Entender do que se trata
•Levantar a realidade (interna e parceiros)
• Determinar o que será possível fazer
• Determinar QUAIS PRIORIDADES
• Elaborar um PLANO DE AÇÃO
O que requer:
• Requer conhecimento dos PROCESSOS de projeto, construção e operação assim como das FERRAMENTAS (aplicáveis em todo o ciclo de vida da edificação)
• Requer “CHANGE MANAGEMENT” da empresa e sua cadeia de fornecedores - em maior ou menor grau dependendo do(s) processo(s) implantado(s)
E o que não:
• NÃO é instalar software (“trocar” AutoCAD por Revit, etc.)
• NÃO é um processo rápido, fácil e simples (não existe “fórmula pronta/mágica”)
• Requer decisão da direção da empresa = É UMA DECISÃO DE NEGÓCIO
B32 – case de sucesso
A Caropá aec atuou no projeto e execução do B32 – primeiro empreendimento corporativo de São Paulo totalmente criado com a tecnologia BIM. Em entrevista à revista eletrônica BIM Revit, Renato Silva – sócio arquiteto da Caropá, explica a decisão de montagem de um Caderno de Diretrizes BIM: “Para elaborar este caderno, partimos de traz para frente, ou seja, olhamos primeiro para o ciclo de operação do edifício e para quais informações precisaremos após a entrega da obra. Depois olhamos para o ciclo da construção, planejamento da construção, orçamento e por fim para as questões básicas de projeto de compatibilização. Com os objetivos definidos e o manual elaborado, iniciamos em meados de 2013 o processo de transição do CAD para o BIM.”
Fontes
BIM e inovação em gestão de projetos: de acordo com a norma ISSO 19650/Leonardo Manzione, Silvi Burratino Melhado, Claudino Lins Nóbrega Júnior – 1 ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2021
PPA – Pei Partnership Architects
Collaço e Monteiro Arquitetos e Contier Arquitetura
120.000 m2
Itaim Bibi, São Paulo, SP
2008 - 2020
caropá aec @ Todos os direitos reservados | Termos e Política de Privacidade