Arena da Amazônia

Localizada no meio da floresta, a mais de 1500 km do mar, Manaus é onde o Rio Negro se encontra com o Rio Solimões para formar o Rio Amazonas, o mais poderoso do mundo. Manaus foi no passado o centro da indústria borracheira mundial, agora é uma metrópole com foco na Zona Franca e centro financeiro de transações comerciais globais. Manaus também tem um fascinante legado cultural que faz com que toda a sua região seja um centro de atração de turistas.

O desenho do novo estádio de Manaus, busca com um desenho simples, porém muito eficiente simbolizar o local, particularmente a fascinante e natural diversidade da floresta tropical.

Com capacidade para 45.000 espectadores, o estádio está localizado em um corredor central que liga o aeroporto ao centro da cidade e integrado ao parque de esportes existente.

Renato Silva (caropá aec) participou como coordenador geral dos projetos desenvolvidos localmente, desde a etapa do desenvolvimento do projeto básico (junto a Orbi Projetos e Resultados) até a etapa do detalhamento executivo (junto ao Grupo Stadia), além do acompanhamento inicial da obra durante a etapa de execução das fundações (junto a GMP e Construtora Andrade Gutierrez).

Projeto com certificação LEED.

Autor

Gmp Architekten – Berlin

Colaboradores

Grupo Stadia
Orbi Projetos e Resultados Coordenação Geral: Renato Silva Coordenadoras de equipe: Fernanda Magalhães, Cristina Zapata e Cintia Vigarinho Arquitetos: Lahys Rocha Miranda, Cláudio Akira, Murillo Belo, Danilo Cosenza, Marcelo Rios, Vinícius Oliveira Estagiário: Diego Dantas

Área construída

100.000 m2




Localização

Manaus, AM

Ano

2009 – 2014





Imagens

gmp Architekten
www.gmp-architekten.de

Marcus Bredt
www.marcusbredt.de

caropá aec @ Todos os direitos reservados | Termos e Política de Privacidade