20 de novembro: Consciência negra, Bienal de Veneza e Francis Kére

À medida que nos aproximamos do encerramento da Bienal de Arquitetura de Veneza, é emocionante refletir sobre a profundidade das discussões e a visão inovadora que este evento trouxe para o centro do palco, especialmente ao lançar um olhar significativo sobre o continente africano.

A equipe da Caropá aec teve a oportunidade de testemunhar, in loco, a impactante temática “O Laboratório do Futuro”. Este tema desafia cada um de nós a pensar de maneira diferente e mais global, uma chamada à ação que ressoa com a essência da arquitetura e do design contemporâneos.

Pela primeira vez, a África e a diáspora africana receberam merecida atenção, com uma participação massiva na Bienal. Destaca-se a inclusão de arquitetos autônomos e equipes pequenas, com 5 pessoas ou menos, colocando novos olhares no epicentro das discussões sobre projetos arquitetônicos.

Neste contexto, é impossível não homenagear neste 20 de novembro, o notável arquiteto Francis Kéré, nascido no Burkina Faso. A genial simplicidade de pensamento de Kéré transcende em seus projetos, onde ele valoriza materiais locais, considera a economia, o clima e a cultura. Em 2022, Kéré recebeu o prestigioso Prêmio Pritzker, tornando-se o primeiro negro a alcançar esse feito no mundo da arquitetura.

Sua jornada, partindo de condições adversas em Gando, para se tornar um ícone global da arquitetura, destaca a importância da oportunidade e do esforço na realização de sonhos. Kéré não apenas constrói edifícios impressionantes, mas dedica sua expertise a melhorar as condições de vida nas comunidades carentes na África. Isso é comprovado na incorporação das características locais durante a concepção de seus projetos, inclusive muitos deles, poderiam ser replicados no semiárido brasileiro.

Francis Kéré é um exemplo brilhante de como a arquitetura pode ser uma força positiva para enfrentar questões prementes como escassez de recursos e mudanças climáticas. Sua história é um lembrete inspirador de que o talento e a determinação podem superar qualquer obstáculo, e que a arquitetura tem o poder de impactar vidas de maneira significativa. Que seu legado continue a inspirar gerações futuras.

 

caropá aec @ Todos os direitos reservados | Termos e Política de Privacidade